Otoplastia é o termo médico utilizado para cirurgia nas orelhas. Esse procedimento é indicado em casos de assimetria na forma, no tamanho e/ou na angulação, malformações congênitas ou deformidades pós-traumáticas.
Por ser uma cirurgia com foco tanto estético quanto funcional, a cirurgiã preza pela forma das orelhas, volume e posição. Assim, conseguimos um resultado que harmonize com o rosto do paciente.
PÓS-OPERATÓRIO
O pós-operatório de uma otoplastia é absolutamente fundamental para o seu sucesso. Por isso, é importante que o paciente durma com as orelhas protegidas e “coladas à cabeça” de 6 a 8 semanas.
Esse procedimento pode ser realizado com várias técnicas artesanais e evita que a orelha fique em posição contrária durante a noite quando o paciente se vira de um lado para o outro.
As dores são perfeitamente suportáveis com medicação adequada.
DÚVIDAS FREQUENTES
Orelhas de abano ou com outra malformação pode provocar bullying, prejudicando a autoestima de crianças e adultos. Como na idade pré-escolar o crescimento das orelhas chega a quase 100% do tamanho final, a otoplastia pode ser realizada a partir dos seis anos.
Realizada com o paciente sedado e com anestesia local, e tem duração média de uma hora. A cirurgia deve ser realizada em ambiente hospitalar. Em crianças, pode ser necessário anestesia geral.
O procedimento é realizado por uma incisão atrás da orelha, seguindo a dobra natural da pele. Através desse pequeno corte, é feita a retirada do excesso de pele e o ligamento da cartilagem, para que fique mais flexível.
Costuma-se cobrir a incisão com curativos feitos com pomada cicatrizante e gaze. O curativo deve ser retirado (no consultório, pelo médico) entre 24 a 48 horas após a cirurgia. Nos casos de correção de orelha de abano, o paciente deverá usar uma faixa de tecido compressiva específica por um mês. A faixa deve ser retirada apenas para o banho.
As queixas de dor no pós-operatório da otoplastia são comuns nos 3 primeiros dia, sendo necessário uso de analgésico prescrito pelo médico.
Em crianças, é recomendado aguardar uma semana para voltarem à escola. Já os adultos podem voltar às atividades dois dias após a cirurgia, sempre com o cuidado de proteger o local operado. O uso de óculos pode ser feito por cima do curativo, desde que a haste não aperte muito a região.
• Rinoplastia
• Blefaroplastia
• Frontoplastia
• Lip Lift