A Rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais complexas e desejadas. Indicada para melhorar a aparência e proporção do nariz, o objetivo desse procedimento é deixar a estética nasal mais bela, sem perder a funcionalidade e respeitando as características de cada paciente.
Para que se mantenha a naturalidade, harmonia facial e a beleza individual, fazemos o rinomodelamento nasal, que é quando utilizamos a cartilagem do próprio septo nasal e costela do paciente. Além do objetivo estético, a cirurgia pode ser indicada como tratamento para problemas funcionais, embora seja possível combinar os dois objetivos. Nesse caso, chamamos o procedimento de Rinosseptoplastia.
PRÉ-OPERATÓRIO
PÓS-OPERATÓRIO
Geralmente, não há queixa de dor no pós-operatório, mesmo quando há necessidade de fratura óssea. Isso acontece, por o nariz ser abordado nos planos correto de cirurgias.
É comum sentir uma sensação de peso e ter inchaço, além de alguma dificuldade respiratória, pois as regiões das narinas foram manipuladas. Sendo assim, o nariz começa a produzir secreção.
Após 1 semana, acontece a retirada de pontos e curativos, onde o bem-estar geral será notório. Além disso, é importante que o paciente siga todo o protocolo de reabilitação pós-operatória. Isso faz com que a recuperação seja mais rápida, principalmente para equimoses e edemas.
DÚVIDAS FREQUENTES
O valor é definido na consulta pois depende do tipo de cirurgia de cada paciente. O Plano de Saúde não cobre cirurgias estéticas.
A cirurgia demora entre 4 a 6 horas. É efetuada com Anestesia Geral. Normalmente, o paciente fica uma noite internado(a), podendo muitas vezes ter alta no mesmo dia.
Seja para a correção estética, seja para melhora da função local, o procedimento só deve ser realizado quando todas as cartilagens e estruturas do nariz estiverem completamente desenvolvidas, o que acontece por volta dos 15 anos (mulheres), ou 1 ano após a primeira menstruação, e 17 anos (homens).
Sim, no final da cirurgia poderá respirar pelo nariz. Haverão pequenos tubos de silicone, que serão facilmente tolerados e removidos depois de 7 dias.
Deve-se aplicar gelo na face até à primeira consulta – 30 minutos 5 vezes por dia. Cumprir a medicação e orientações prescritas. Lavar os tubos regularmente de forma a respirar tranquilamente. Deve-se dormir com duas almofadas (cabeça mais elevada).
Deve-se evitar exercício físico e sol durante 1 mês. Deve iniciar exercício moderado ao fim de 2 semanas.
Precisará de licença médica de 10 a 12 dias. Contudo, poderá fazer trabalho moderado ou a partir de casa no segundo dia após a cirurgia.
A incisão é realizada na base da columela, sendo a cicatriz residual pouco visível. Quando há necessidade de redução das asas nasais, as incisões são feitas nas laterais de cada narina.
O edema nasal demora até 1 ano para regredir totalmente, e apesar de os resultados já serem evidentes nos primeiros dias, o resultado definitivo não pode ser considerado antes de 6 meses de pós-operatório. Alguns casos de pele grossa, pode observar o edema até 25 meses.
Cada vez mais os cirurgiões estão optando por retirar um fragmento da cartilagem da costela para reestruturar o nariz principalmente quando for uma Rinoplastia secundária ou terciária, quando o paciente tem a cartilagem do septo muito fraca ou precisa de muitos enxertos para chegar no resultado almejado do nariz. Essa cartilagem é interessante pois é forte e consegue definir mais o nariz.
- Blefaroplastia
- Frontoplastia
- Lipo de Papada
- Otoplastia
- Lip Lift